sábado, 2 de outubro de 2010

O Círculo Mágico



Desde a aurora dos tempos que os seres humanos sentiram necessidade de se aproximar do divino. Para tal escolhiam lugares especiais, tanto pela beleza como pelas suas propriedades energéticas. Não se sabe como, erigiram fabulosos monumentos que persistem até hoje, alguns dos quais são bem conhecidos como, por exemplo, Stonehenge. Estes locais eram os seus templos (do Latim templus = "local sagrado") em forma circular, pois o círculo é uma das figuras arquetípicas primordiais - uma representação do Cosmo, da roda de vida, dos ciclos da natureza, enfim, da unidade de todas as manifestações.

Nos dias de hoje fala-se em círculo mágico também (e, sobretudo) quando se fala de Magia Prática e isto se deve ao fato de o círculo ser extremamente útil a quem faz ou trabalha com manipulação energética. Também nesse contexto, o círculo continua a delimitar o espaço sagrado, facilitando o acesso aos planos mais sutis. O círculo é, ele mesmo, um local projetado entre os mundos e é no seu interior que se realizam as operações mágicas. Como dito anteriormente, o seu uso é aconselhado por várias razões de ordem prática, a saber:

- Manter a estabilidade energética durante o ritual (proteger o praticante de quebras ou picos de energia intensos)

- Proteger o praticante em relação a entidades oportunistas que, nessas ocasiões, gostam de se aproximar e "sugar" da energia que foi gerada.

- Proteger o praticante de eventual hostilidade de entidades invocadas

- Constituir um suporte físico da "esfera entre mundos" que se forma ritualisticamente

- Ajudar na formação do cone energético (o direcionamento da energia, propriamente dito)

O círculo pode ser construído fisicamente como o fizeram nossos antepassados ou, mais modestamente, com pedras pequenas, flores, velas, sal ou até com um simples desenho no chão. Porém, na maior parte dos casos, o círculo é apenas traçado sob a forma de energia. Geralmente a projeção do círculo é integrada na ação do ritual, de forma harmoniosa e cheia de significados existindo, portanto, muitíssimas maneiras diferentes de fazê-lo. Segue a descrição de um processo muito simples que poderá ser utilizado para realizar pequenos rituais em casa.

1) Decidir onde vai ser realizado o ritual, preparar o espaço (o altar) e deixar "a mão" todos os itens que serão utilizados.

2) Colocar a mão esquerda* virada para cima

3) Estender a mão direita* (ou apenas os dedos indicador e médio) em direção ao chão onde o círculo deverá ficar e projetar um fluxo energético, visualizando-o em forma de luz.

4) traçar o círculo dando uma volta completa, girando no sentido dos ponteiros do relógio, até que este fique fechado no ponto onde foi começado.

5) Erguer ambas as mãos ao alto, dando início a formação do cone energético. Neste ponto podem ser invocadas entidades benéficas e protetoras como, por exemplo, anjos, espíritos elementais, animais de poder, divindades, enfim, quaisquer figuras que nos possam dar auxílio no trabalho que nos propomos a fazer.

6) realizar o ritual, propriamente dito.

7) Após a conclusão do ritual desfaz-se o círculo, girando no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, desta vez colocando a mão direita* virada para cima e com a mão esquerda* na direção do círculo, visualizando a energia a ser absorvida através dos dedos, passando através do corpo e sendo libertada para o Universo pela mão direita.

8) Voltar a erguer ambas as mãos para o alto, dispersando a energia e agradecendo a presença e o auxílio das entidades invocadas.

9) Comer qualquer coisa.

(*) As indicações sobre mão esquerda e mão direita são específicas para pessoas destras. No caso de pessoas canhotas recomenda-se fazer o inverso, ou seja, traçar o círculo com a esquerda e desfazê-lo com a direita.

Obs.: Sobre essa estrutura extremamente simples e despojada de "acessórios" poderão ser colocados inúmeros elementos ritualísticos, desde invocações específicas, oferendas, símbolos, cânticos, passando por todas as variações que poderão ser pertinentes para um determinado trabalho mágico. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário